ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite UHT apresenta crescimento de 1,5% no volume de vendas em 2023

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

E FERNANDA ANTUNES

PANORAMA DE MERCADO

EM 24/06/2024

4 MIN DE LEITURA

0
9

No mês de maio, a Associação Brasileira da Indústria de Lácteos Longa Vida (ABLV) divulgou seu Relatório Anual de Administração referente ao exercício de 2023. O documento reúne grande quantidade de dados do setor lácteo, entre eles a produção mundial de leite, o desempenho do setor lácteo brasileiro, o mercado interno do leite longa vida e outros.

Segundo Laércio Barbosa, Presidente da ABLV, o destaque do relatório fica por conta do crescimento de 2,5% da entrada de leite inspecionado nas indústrias em 2023, o que representa um avanço significativo, pois interrompe a sequência de quedas observadas nos últimos anos.

Vamos aos principais destaques:

Preço do leite

O ano de 2023 foi desafiador para o setor em relação ao preço do leite. Os preços médios do leite recebidos pelos produtores no ano tiveram uma redução em termos reais (deflator IPCA) de 14%.  Esse fato foi motivado pela maior oferta de matéria-prima no decorrer do ano e pelo expressivo volume de leite em pó importado proveniente do Mercosul, bem como pela grande dificuldade da indústria em repassar ao varejo os custos crescentes de produção.

Produção mundial

A produção mundial de leite cresceu 1,1%, um aumento de mais de 7,8 bilhões de quilos, com a Índia liderando o ranking e o Brasil ocupando o 5º lugar. Entretanto, 7 países – com destaque para Ucrânia, França, Irlanda e Argentina - tiveram uma redução de 2.326 milhões de quilos (-3,1%).

A estimativa para o Brasil em 2023, é de uma produção per capita de 178 quilos/ano, sendo que seu consumo aparente per capita, no mesmo ano, está estimado em 188 quilos/ano, ao se incluir o balanço de importações e exportações. Portanto, consome 10 kg a mais do que produz, tendo que recorrer a importação para atender o abastecimento de seu mercado. Há que se considerar ainda que essa conta não considera estoques de passagem entre os anos - provavelmente o consumo real foi menor, já que pelo menos para o leite em pó, é provável que começamos 2024 com mais leite estocado do que 2023.

Desempenho do setor

Em 2023, o setor lácteo foi marcado pelo crescimento de entrada de leite inspecionado pela indústria, com aumento de 2,5% em relação a 2022, que foram compensados pelo aumento da quantidade de matéria-prima destinada à produção de leite UHT e queijos, uma vez que a produção nacional de leite em pó apresentou queda.

A maior produção primária e o significativo volume de importação de leite em pó resultaram em maior disponibilidade de leite fluido para processamento de leite UHT e queijos.

Tabela 1. Balanço do Setor Lácteo entre 2022/2023 – em milhões de litros.

Balanço do Setor Lácteo entre 2022/2023 - em milhões de litros.

Tabela divulgada no Relatório ABLV.

Volume das indústrias

Em relação ao volume de leite inspecionado adquirido pela indústria, no ano de 2023 em relação a 2022, houve redução em 7 estados e crescimento em 20, incluindo o Distrito Federal. Nos estados com expressivo volume de leite inspecionado, houve redução em São Paulo (-4,9%), no Rio Grande do Sul (-1,6%) e em Minas Gerais (-0,6%). Nos estados em que houve aumento no volume, destacam-se Santa Catarina (+7,2%), Paraná (+5,5%) e Goiás (+1,4%).

Mercado Interno de Lácteos Longa Vida

UHT: o aumento no volume de leite inspecionado recebido pela indústria combinado com a expressiva importação de leite em pó do Mercosul, fez com que houvesse maior disponibilidade de leite fluido necessária para o processamento de leite UHT e queijos, cujos volumes cresceram 1,5% e 3,1% respectivamente.

Tal cenário contribuiu para um aumento significativo do consumo aparente dos lácteos como um todo (5,5%), o que beneficiou o mercado de leite de consumo (UHT+ pasteurizado + pó de consumo direto), que apresentou evolução de 1,6% em comparação ao ano anterior.

Ainda de acordo com o relatório ABLV, com altíssima penetração nos lares, acima de 90%, o segmento de leite UHT tem como principal possibilidade de evolução o aumento do volume médio dos consumidores habituais e a entrada de novos consumidores nas regiões onde está presente, já que o avanço na região nordeste esbarra na baixa disponibilidade de matéria-prima para produção local e o alto custo de transporte para levá-lo até lá.

A evolução positiva do volume de leite UHT em 2023 quebra a sequência de resultados negativos dos anos anteriores e abre a perspectiva de retomada de crescimento e o retorno dos volumes próximos dos 7 bilhões de litros anuais. Contribui para isso o investimento em movimentos de incentivo ao consumo e preservação da boa imagem do leite junto aos consumidores e profissionais da saúde, que em 2023 foi da ordem de 12 milhões de reais.

Tabela 2. Leite de Consumo Formal 2022/2023 – em milhões de litros de leite-equivalente.

Leite de Consumo Formal 2022/2023 - em milhões de litros de leite-equivalente

Tabela divulgada no Relatório ABLV.

 

Leite condensado: a exemplo do leite UHT, a categoria apresenta altíssima penetração nos lares, com a diferença de ser consumido em todas regiões do país. Muito utilizado na culinária doce, com volume anual acima das 500 mil toneladas. Em 2023 apresentou volume acima de 2022, mas com queda de preços da indústria na casa de 15%.

Creme de leite: a categoria vem crescendo ano a ano em volume e mantendo valor. Em 2023 o segmento continuou com demanda firme e enorme potencial, pois apresenta bom espaço para penetração nos lares e aumento do consumo médio.

Bebidas lácteas: o segmento é constituído em quase sua totalidade pela embalagem pronta para beber de 200 ml de bebida achocolatada e apresentou consumo bastante regular em 2023.

 

O relatório completo você pode ter acesso aqui.

 

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures