ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cepea: preço do leite ao produtor volta a subir

POR MATHEUS NAPOLITANO

PANORAMA DE MERCADO

HÁ 7 HORAS E 28 MINUTOS

1 MIN DE LEITURA

0
6

O preço do leite ao produtor voltou a subir no pagamento de setembro (referente ao leite captado em agosto), influenciados por uma demanda mais robusta e, principalmente, pela maior escassez de leite no campo.

 A pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que, em agosto, a “Média Brasil” fechou a R$ 2,7607/litro, 1,4% acima da do mês anterior e 17,7% maior que a registrada em agosto/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de agosto). Dessa forma, após passar por consecutivas quedas no final de 2023, o preço do leite pago ao produtor acumula avanço real de 32% desde o início de 2024.

Gráfico 1. Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de agosto/2024).

Série de preços médios recebidos pelo produtor (líquido), em valores reais (deflacionados pelo IPCA de agosto/2024).

De acordo com análise do MilkPoint Mercado, a melhor conjuntura de consumo neste ano de 2024 tem favorecido a recuperação dos preços de toda a cadeia, incluindo o preço do leite recebido pelo produtor. O Brasil alcançou o menor nível de desemprego dos últimos 10 anos, com aumento do salário médio por trabalhador, o que tem refletido em maior apetite dos consumidores.

Por outro lado, a oferta de leite no campo está abaixo do esperado para o período, resultando em uma competição mais acirrada entre as indústrias pela matéria-prima nas fazendas, o que tem elevado os preços.

No trimestre de agosto a outubro, a oferta de leite no Brasil é sustentada principalmente pela região Sul, que atinge o pico de safra nesse período. Entretanto, em 2024, apesar de ainda não haver dados oficiais, a percepção do mercado é de que a produção na região está abaixo das expectativas. Ao mesmo tempo, outras regiões importantes, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, ainda não entraram em seu período sazonal de crescimento e estão enfrentando uma seca prolongada (com diversos episódios de queimadas em setembro), refletindo em uma menor produção nacional de leite.

Diante desse cenário de oferta ainda restrita, a expectativa é de que o próximo pagamento ao produtor ainda possa apresentar pequenos aumentos.

 

As informações são do Cepea, adaptadas pela equipe MilkPoint Mercado.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures