ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: setor leiteiro em Coronel Fabriciano ganha incentivo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/01/2019

2 MIN DE LEITURA

1
2
O município de Coronel Fabriciano, no Rio Doce, avança com as ações do “Programa de Melhoria e Eficiência da Bovinocultura Leiteira”. O projeto integra as políticas da prefeitura para aprimorar a produção agropecuária, gerar emprego e renda no campo e garantir mais qualidade de vida ao pequeno produtor.
 
Ao longo de janeiro, a equipe técnica continua com o trabalho de inseminação e acompanhamento das vacas selecionadas nas fazendas cadastradas. A iniciativa visa a ampliar a produtividade do rebanho, por meio de assistência técnica gratuita e controle das matrizes leiteiras. O zootecnista e técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Manoel Simões, explica que o objetivo do programa não é incentivar novos produtores ou investir na ampliação do rebanho, mas melhorar a eficiência daqueles que já se dedicam à atividade. “Vamos trabalhar junto com os produtores, do lado de dentro e de fora da porteira, para orientar sobre gestão, custos de produção e técnicas usadas, identificar mercados e definir, conforme os dados da propriedade, ações para solucionar gargalos e tornar a produção mais eficiente”, resume.
 
O programa de Eficiência da Bovinocultura Leiteira começou no segundo semestre de 2018 com o cadastramento e levantamento completo dos produtores de leite. Foram feitas análises qualitativa e quantitativa do pecuarista, da propriedade e tecnologia usada atualmente; análise de dados e desenvolvimento de um plano de ações conforme a realidade do produtor leiteiro e apresentação de uma agenda de capacitações. Na próxima etapa, serão avaliados 10 índices de produção, gestão e manejo, mês a mês, durante todo o ano de 2019, para apresentar no final o produtor com o conjunto mais eficiente.
 
O programa, inédito no município, é desenvolvido pela Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura em parceria com a Emater-MG. “A produção leiteira não é uma tradição na cidade, mas queremos dar condições aos pequenos produtores existentes para que produzam com qualidade técnica e eficiência”, afirma o coordenador de Projetos e Programas Rurais de Coronel Fabriciano, José Maria Rosa.
 
Qualidade
 
A propriedade de Washington Maurílio, 62 anos, é uma das selecionadas pelo programa cujas vacas já foram inseminadas. Engenheiro metalúrgico aposentado, Maurílio começou plantando eucalipto há 22 anos e hoje faz planos para tornar a propriedade e rebanho mais eficientes, sem perder de vista o respeito ao meio ambiente. Com 43 cabeças de gados, sendo 16 vacas, a produção do sítio fica em torno de 20 litros por dia. Boa parte da produção é transformada em queijo gourmet, com receita trazida da Serra da Estrela, em Portugal.
 
“O programa valoriza o homem do campo e é um incentivo extra para o produtor rural investir e ampliar seus negócios. Estamos construindo um moinho de água e temos planos de reformar o curral. Com o aumento da produção, eu e minha esposa temos o projeto de construir uma leiteria e queijaria”, explica.
 
Além de leite, Maurílio também produz mudas de espécies nativas para plantio em sua propriedade e doação para os vizinhos. “Queremos uma produção eficiente e sustentável. Hoje é um hobby, mas tornar a propriedade autossuficiente será ótimo”, completa.
 
As informações são do Diário do Comércio.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO VICENTINI

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 24/01/2019

Parabéns a todos os envolvidos no programa!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures