ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Indústria mineira testa leite em pó de búfala no mercado brasileiro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/06/2024

2 MIN DE LEITURA

0
7

A Laticínios Bom Destino, especializada em produtos lácteos de búfalas, começa a oferecer no mercado brasileiro a partir de julho, leite de búfala em pó. É a primeira iniciativa do tipo no país.

De acordo com dados da FAO, o leite de búfala corresponde a 15% da produção de lácteos global, 81% são leite de vaca e 4% de cabra, ovelha e camelo. O leite em pó de búfala é mais comum na Índia.

O leite de búfala é o segundo mais consumido mundialmente e nas suas propriedades difere do bovino, pois contêm maiores teores de proteína, gordura, minerais como cálcio e fósforo, bem como maior teor de lactose.

A produção inicial será equivalente a 100 mil litros de leite ao ano. A matéria-prima será captada pela Bom Destino e passará por processo de liofilização (tecnologia de secagem) em um fabricante parceiro.

A expectativa da companhia é atrair principalmente o público que já consome o leite de vaca tipo A2, que é mais facilmente digerido pelo corpo humano e é procurado por pessoas com intolerância à proteína beta-caseína A1. No caso do leite de búfala, todas as fêmeas produzem o leite A2A2, que só tem a proteína beta-caseína A2.

A Bom Destino é considerada a maior empresa do segmento de produtos lácteos de búfala, com uma captação média de 72,5 mil litros por dia, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB). 

Atualmente, a Bom Destino tem rebanho de 5 mil animais, sendo 1,7 mil búfalas em lactação, além de ter 700 fêmeas em lactação com parceiros. A produção própria de leite da empresa alcança 12,5 mil litros por dia. Outros 60 mil litros são captados diariamente com cerca de 120 produtores parceiros.

Segundo a companhia, a produção de laticínios gira em torno de 300 toneladas por mês. São 48 tipos de produtos a partir de leite de búfala, entre queijos, burratas, requeijão, creme de leite, coalhada, iogurtes, manteiga, doce de leite e produtos zero lactose.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), a produção do setor em 2023 foi de 15 milhões de litros de leite e o volume deve atingir 17,5 milhões este ano, considerando os 12 laticínios associados. “Praticamente todo o leite de búfala produzido no Brasil é destinado à produção de derivados, como queijos, requeijão, creme de leite”, afirma Caio Rossato, presidente da ABCB, e dono do Laticínio Família Rossato, sediado em Pilar do Sul (SP).

Segundo ele, a búfala produz em média 8 litros de leite por dia, volume bem inferior ao das vacas, mas com maiores percentuais de sólidos. Um quilo de queijo de búfala é feito com cinco litros de leite. 

O Brasil como um todo produz em torno de 100 milhões de litros de leite de búfala, estima a ABCB. São cerca de 200 laticínios e 17 mil criadores de búfalos no território nacional. O rebanho é de pouco mais de 2 milhões de animais, o equivalente a 1% do rebanho bovino no Brasil.

 

As informações são do Globo Rural, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures