ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Danone Brasil publica resultados e metas em Relatório de Sustentabilidade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2024

4 MIN DE LEITURA

0
7

Os resultados apresentados no Relatório de Sustentabilidade 2023 indicam evoluções em redução de CO2 e em programas de capacitação em fazendas produtoras de leite.

Iniciativas de circularidade se destacam com a recuperação de mais de 10 mil toneladas de embalagens, beneficiando mais de 3 mil catadores e catadoras.

No primeiro ano de execução da sua nova estratégia ESG, a Danone Brasil avança e se aproxima das suas metas globais de sustentabilidade para 2030. Comprometida com a descarbonização de toda a sua cadeia de valor e em ter 100% das suas embalagens recicláveis até 2030, a empresa evoluiu em projetos relacionados às questões climáticas e à economia circular no país.

Entre os resultados, destacam-se a queda de 19% nas emissões de kg/CO2/litro de leite e a recuperação de mais de 10 mil toneladas de embalagens no Brasil. Consciente de que essa jornada vai além do território da empresa, a Danone também progride em índices de desempenho relacionados ao desenvolvimento de Pessoas & Comunidades. No indicador de mulheres na liderança, a empresa tem 52% de representatividade. Tudo isso está alinhado a um portfólio saudável que impacta positivamente a nutrição e saúde de consumidores e pacientes. Esses avanços são destacados no Relatório de Sustentabilidade 2023.

“Para nós da Danone, construir um mundo mais saudável e sustentável é uma caminhada contínua. Acreditamos que nossa escolha de alimentos é uma escolha de mundo, e essa escolha tem o poder de mudar vidas. Nossa busca pelo planeta que sonhamos começou há mais de 50 anos, com o nosso Projeto Duplo, que é nossa forma de unir sucesso econômico ao progresso socioambiental. Isso continua a cada conquista, como quando nos tornamos, há três anos, a primeira grande empresa de alimentos e bebidas do Brasil a ser reconhecida como Empresa B para todas as nossas marcas”, afirma Taisa Costa, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.

A Danone Brasil concretiza seus avanços no modelo de gestão de impacto positivo sob o posicionamento “Tudo de Bom, Tudo de Bem”, lançado no ano passado, representando o compromisso da empresa em cuidar da saúde das pessoas enquanto também cuida do futuro do planeta. Em 2023, a empresa também reestruturou suas metas de ESG com a Jornada de Impacto global, fundamentada em três pilares: Natureza, Saúde e Pessoas & Comunidades.

“Acreditamos no poder das parcerias e que nossa responsabilidade vai além dos nossos portões. Nessa jornada, é essencial contar com o apoio das pessoas que nos ajudam na produção, fornecimento e consumo dos nossos produtos além de, claro, de cada Danoner (como chamamos quem trabalha com a gente). Temos muito orgulho em compartilhar nossas metas e resultados e convidamos que conheçam mais sobre essas ações em nosso Relatório de Sustentabilidade 2023”, declara a executiva.

Principais resultados de 2023

Avanços em descarbonização:

  • No ano passado, a Danone foi pioneira em assumir a meta global de reduzir 30% das emissões de metano no leite fresco até 2030 no setor de alimentos e bebidas;
  • 30 fazendas participando de projetos de agricultura regenerativa (1400 hectares de terra); 
  • Alcance na redução de 19% em emissões de carbono na captação de leite (escopo 3) registrados em 2023 entre os 112 produtores inseridos no programa Educampo;
  • Em Bem-Estar Animal, a Danone Brasi lançou em novembro do ano passado o seu compromisso público por meio projeto Fazenda do Bem, ação que prevê um investimento de R$ 3 milhões em capacitações, auditoria e monitoramento até 2025.

Avanços em circularidade:

  • Reciclagem: Lançamento, no segundo semestre de 2023, do projeto Reciclagem de Bandejas de Iogurtes em parceria com Yattó. Responsável por impactar 25 cooperativas e 500 catadores, recuperando mais de 34 toneladas de PS (poliestireno, a matéria-prima utilizada nas bandejas de iogurte).
  • Recuperação de embalagens: Mais de 10 mil toneladas de materiais foram recuperadas em 2023, beneficiando mais de 3 mil catadores e catadoras, e recuperando 100% das garrafas de iogurte produzidas no país.

Avanços em equidade e inclusão:

  • Equidade de Gênero: A Danone Brasil atingiu 52% das posições gerenciais e de diretoria ocupada por mulheres.
  • Inclusão Racial: Para acelerar a carreira de pessoas pretas e pardas na companhia, lançou internamente o Programa Raízes em 2023. Ação alinhada com a meta local de ter 30% de líderes negros e pardos até 2030.

Avanços em Saúde:

  • Portfólio saudável: 100% do portfólio de iogurtes, bebidas vegetais e sobremesas da Danone não têm o alerta frontal de altos índices de gordura, sódio e açúcar (seguindo nova legislação de embalagens de alimentos e bebidas da Anvisa desde 2023).
  • Garantir acesso: Movimento Nutrindo Vidas teve grande destaque com a alteração da lei do Estatuto da Pessoa com Câncer, garantindo acesso à terapia nutricional para os pacientes com neoplasias; e a aprovação da revisão de financiamento de terapia nutricional do SUS pelo Ministério da Saúde no Brasil.

 

As informações são da Food Innovation e do Relatório de Sustentabilidade Danone Brasil 2023, adaptadas pela equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures