ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA)

POR MATHEUS NAPOLITANO

UM GRÁFICO, UMA ANÁLISE

EM 19/07/2024

1 MIN DE LEITURA

0
14

Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA) - se você acompanha os conteúdos do MilkPoint, certamente já nos viu mencionando várias vezes esse indicador.

Mas afinal, o que é o RMCA? É um dos indicadores que avaliam a rentabilidade da produção de leite, analisando a receita recebida pelo preço do leite em relação ao custo de alimentação por vaca por dia.

Sabemos que a rentabilidade real do produtor é composta por diversos outros fatores, como vendas de animais (que contribuem para a receita) e custos com mão-de-obra, energia, sanidade, estrutura, entre outros. No entanto, ao analisar a relação entre o principal fator de receita (preço recebido pelo leite) e o principal fator de custo (alimentação dos animais), temos um indicador que nos ajuda a avaliar o momento da atividade leiteira.

O que ele nos mostra neste momento?

Gráfico 1. Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA).

Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA)

Dados deflacionados pelo IGP-DI

Fonte: MilkPoint Mercado, a partir de dados do CEPEA e da SEAB/PR.

 

A rentabilidade do produtor, avaliada pelo indicador RMCA, é um dos indicativos de como deve se comportar a produção de leite. Em momentos de melhor rentabilidade, a produção tende a ser estimulada, e vice-versa.

No entanto, esse reflexo não é imediato, sendo possível observar uma relação mais clara num intervalo de cerca de 6 meses. Ou seja, a melhora (ou piora) da rentabilidade tende a ter reflexo maior na produção do semestre seguinte.

Em 2023, vimos que o indicador iniciou o ano em um patamar bem superior à média histórica dos seis anos anteriores, o que colaborou para maior estímulo na recuperação anual da produção. Todavia, na reta final do ano, o cenário foi mais desafiador, com declínio contínuo e encerrando o ano em níveis abaixo do histórico de comparação, o que provavelmente resultou em uma produção mais contida no primeiro semestre do ano.

Já em 2024 (linha azul), observamos a recente recuperação do RMCA, com ganhos consecutivos nos últimos meses. Esse momento mais favorável do que vimos no fim de 2023, deve resultar em uma produção de leite mais estimulada neste 2º semestre do ano.

 

A coluna "Um gráfico, uma análise" traz aos leitores uma informação rápida e ao mesmo tempo educativa, provocando reflexões e ideias. Se você tem uma sugestão para realizarmos uma breve análise, envie pra gente através deste formulário.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures