ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bagaço de uva pode reduzir emissões de metano do gado leiteiro

POR MARIA LUÍZA TERRA

INTERLEITE BRASIL

EM 29/07/2024

4 MIN DE LEITURA

0
5

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis, descobriram que ao adicionar bagaço de uva à ração das vacas é possível reduzir significativamente a produção de metano. O subproduto da produção de vinho pode reduzir as emissões de metano do gado leiteiro em até 11%.  

As descobertas preliminares oferecem um caminho sustentável e de baixo custo para que os vinhedos reduzam o desperdício e, ao mesmo tempo, ajudam as fazendas leiteiras a manter a reduzir as emissões de metano. 

“Esta é a primeira vez que alguém mostra que isso pode funcionar na Califórnia”, disse Ermias Kebreab, professor de ciência animal e reitor associado de engajamento global na UC Davis. “Você está reduzindo emissões, está melhorando a qualidade e também pode reduzir o custo de produção.” 

O projeto de pesquisa piloto, que será detalhado em um artigo no final deste ano, também descobriu que a mistura com bagaço de uva melhorou a eficiência alimentar e aumentou as gorduras saudáveis, disse Selina Wang, professora associada de Extensão Cooperativa em processamento de frutas e vegetais em pequena escala. 

 “Descobrimos que a ração com o aditivo de bagaço de uva alterou a composição de ácidos graxos do leite e, em particular, aumentou as gorduras poliinsaturadas, que são as principais gorduras no bagaço de uva”, disse Wang. “Isso sugere que suplementar a ração com um perfil de ácidos graxos ideal pode ter impacto positivo no perfil de ácidos graxos do leite e aumentar seus benefícios à saúde.” 

O processamento de uvas para vinho gera milhares de toneladas de resíduos na forma de bagaço de uva, que consiste em sementes, cascas e caules restantes. A utilização de subprodutos, pode ajudar reduzir o desperdício e as emissões de ambos os setores. 

Taninos para redução de emissões 

As uvas para vinho são ricas em gorduras e tanino, o que reduz as emissões de metano, então Kebreab tentou testar se adicionar bagaço de uva à ração poderia ter um efeito positivo sem afetar negativamente a produção.  “É um subproduto que não está sendo muito usado”, disse o professor. “O subproduto é algo que pode ser incluído em nossos esforços para tentar reduzir as emissões.” 

 Uma mistura de opções de alimentação 

Para fazer a pesquisa, os cientistas trabalharam com vacas leiteiras Holstein e deram aos animais ração composta de alfafa, trigo, cascas de amêndoa, caroço de algodão e grãos. Após duas semanas, as vacas foram divididas em três grupos: um grupo de controle sem nenhuma mudança na dieta, outro onde a combinação de ração incluía 10% de bagaço de uva e um terceiro que recebeu 15% de bagaço de uva. A cada quatro semanas, os grupos de vacas mudavam as combinações de ração.  

Os grupos foram alimentados duas vezes ao dia por estudantes de pós-doutorado e estagiários, e as emissões foram monitoradas diariamente. A produção de leite foi documentada pela manhã e à noite, e amostras de leite foram coletadas semanalmente para análise de gordura, proteína, lactose e outras medidas, que não mostraram diferenças entre o controle e os outros grupos. 

As emissões de metano e hidrogênio foram reduzidas em comparação ao grupo controle, sugerindo que o bagaço de uva reduziu as emissões entéricas sem afetar a produção. 

 “Acho que a indústria do leite ficará muito interessada”, disse Kebreab. “Às vezes, quando você usa aditivos, temos problemas de palatabilidade. Com bagaço de uva, as vacas adoram.” 

O próximo passo é um teste com bagaço de azeitona e entender o mecanismo que reduz as emissões. “Se tivermos uma melhor compreensão dos mecanismos, podemos selecionar o aditivo alimentar ou uma mistura de aditivos alimentares para reduzir as emissões do gado leiteiro e tornar o leite mais saudável, ao mesmo tempo em que fazemos uso dos subprodutos agrícolas”, disse Wang. “Há muito espaço para crescer neste espaço e estamos animados com este trabalho.” 

No dia 13 de agosto, em Goiânia/GO, participe do Workshop "Emissões de gases do efeito estufa e Análise do Ciclo de Vida (ACV) na produção de leite" para aprofundar seus conhecimentos sobre este importante tema na pecuária. Não perca a oportunidade de se inscrever e ampliar sua compreensão sobre o assunto.

Além disso, no Interleite Brasil 2024, André Mazzetto, Cientista Sênior em Análise do Ciclo de Vida na AgResearch, apresentará a palestra "Análise de emissões de gases de efeito estufa e análise do ciclo de vida na produção de leite", proporcionando uma oportunidade única para adquirir novos conhecimentos.

O Interleite Brasil acontece nos dias 14 e 15 de agosto, em Goiânia/GO. Aprenda com especialistas, esteja por dentro das mudanças e tendências do setor, impulsione seu negócio, fortaleça o setor e faça a diferença no futuro da produção de leite.  

Não fique de fora! Clique aqui e aproveite os últimos dias do preço promocional do segundo lote. Não haverá prorrogação!

Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto: (19) 99247-5347 ou thais@milkpointventures.com.br 

 

Patrocinadores Interleite Brasil 2024

 

As informações são do The Cattle Site, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint 
 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures