ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que é nutrição especializada e por que as maiores marcas de lácteos estão cada vez mais atraídas por ela?

POR JULIANA SANTIN

LANÇAMENTOS E NOVIDADES EM LÁCTEOS

EM 11/06/2024

7 MIN DE LEITURA

0
5

A demanda dos consumidores por uma vida saudável continua impulsionando o mercado de nutrição especializada, à medida que empresas de laticínios, como a Danone, solidificam sua presença nesse espaço.

A nutrição especializada compreende soluções nutricionais baseadas em pesquisas, formuladas para grupos de consumidores com necessidades nutricionais específicas. Isso inclui desde a nutrição no início da vida, passando pela nutrição esportiva e ativa, até o envelhecimento saudável.

De acordo com a Nielsen IQ, em 2024 os consumidores saberão mais do que nunca o que querem, precisam e o que é bom para eles. Eles também estão mais propensos a gastar em produtos que combinem vários benefícios à saúde

Ao longo dos anos, as companhias de lácteos se beneficiaram comercialmente com o reaproveitamento do soro de leite, um subproduto da fabricação de queijos, em um ingrediente lácteo nutricionalmente denso que se tornou um dos pilares da nutrição esportiva e da inovação em alimentos e bebidas funcionais.

Isso não é pouca coisa, principalmente em uma época em que a nutrição esportiva se tornou a categoria de saúde do consumidor que mais cresce globalmente, de acordo com a Euromonitor International; crescimento impulsionado tanto por consumidores que praticam esporte regularmente quanto por aqueles interessados em nutrição ativa.

Mas as grandes empresas de laticínios estão inovando muito além do soro de leite.

A Nestlé, a Lactalis e a Danone - três das maiores empresas de laticínios em termos de receita - administram divisões especializadas em nutrição dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos de soluções que abrangem desde a nutrição na primeira infância até o tratamento clínico.

Já a Fonterra, da Nova Zelândia, administra duas marcas de ingredientes B2B: NZMP, que fornece ingredientes à base de leite para tudo, desde a fabricação de alimentos até a nutrição especializada; e Nutiani, a marca B2B de saúde e bem-estar da cooperativa que fornece ingredientes de alta qualidade, como a lactoferrina.

Na Europa, a cooperativa holandesa FrieslandCampina e a dinamarquesa Arla Foods têm divisões de ingredientes B2B; e na Ásia, a Mengniu lançou recentemente sua própria marca de nutrição esportiva, a M-Action, com uma linha de suplementos nutricionais de proteína líquida.

O foco da Danone na nutrição médica: um estudo de caso

A nutrição especializada é responsável por 30% da receita total da Danone, com um crescimento de +10% em termos comparáveis em 2022. A gigante francesa do setor de laticínios é líder em nutrição médica na Europa e a segunda maior empresa de nutrição para pessoas no início da vida do mundo.

A Danone tem experiência de longa data em nutrição médica. Mas os recentes investimentos da empresa na área de nutrição médica destacaram o quanto esse segmento é importante para a Danone, já que a empresa pretende impulsionar o crescimento com sua estratégia Renew Danone.

Foto: Danone

Em setembro de 2023, a empresa anunciou que gastaria 50 milhões de euros (cerca de US$ 54 milhões) para expandir uma fábrica em Opole, na Polônia, a fim de fortalecer as capacidades de nutrição médica do grupo - especificamente, para acrescentar uma linha de produção de nutrição médica para adultos que atenderia a pacientes dependentes de tubos de alimentação.

Em outubro de 2023, a empresa disse que investiria 450 milhões de liras turcas (cerca de US$ 14 milhões) em suas instalações de produção em Lüleburgaz, que fabricará produtos lácteos e de nutrição médica.

A Danone tem como alvo o mercado de nutrição médica para adultos, pois esse é um espaço que deverá crescer no futuro, impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo aumento da prevalência de doenças crônicas.

Um anúncio semelhante foi feito em maio de 2024, quando a Danone disse à imprensa que a empresa injetaria 70 milhões de euros (US$ 76 milhões) em uma linha de produção de nutrição médica em sua unidade de Steenvoorde, no norte da França. A maior parte do investimento, cerca de 60 milhões de euros (US$ 64 milhões), seria usada para produzir quase 30 receitas do suplemento nutricional oral da Danone para pacientes, sob sua linha de nutrição especializada, Nutricia. (O restante seria destinado à instalação de uma caldeira de biomassa).

A fábrica de Steenvoorde produzirá quase 20 milhões de litros de produtos de nutrição médica por ano, disse a Danone, incluindo soluções para melhorar a qualidade de vida de pacientes que sofrem de desnutrição resultante de doenças.

Também em maio, a Danone anunciou que havia concluído a aquisição da Functional Formularities, uma empresa norte-americana de alimentos integrais para alimentação por sonda, em um movimento que levaria à expansão das linhas de alimentação por sonda enteral da gigante francesa de laticínios.

Então, quais são as áreas de interesse da Danone em nutrição médica?

Um porta-voz da Danone disse que há uma prevalência cada vez maior de doenças crônicas, como o câncer, e uma população global em processo de envelhecimento, o que significa que a necessidade de produtos de nutrição médica que possam contribuir para melhores resultados para os pacientes deve aumentar.

“Ao mesmo tempo, sabemos que atualmente há pacientes que poderiam se beneficiar da nutrição médica, mas não têm acesso a ela; apenas 1 em cada 3 pacientes que precisam dela realmente recebe nutrição médica”, explicou o porta-voz.

"Essa lacuna atual e as necessidades futuras enfatizam a necessidade de investimento e inovação nesse setor. A Danone está comprometida com a aceleração de nossa oferta de produtos de nutrição médica para adultos por meio do fortalecimento de nossa capacidade industrial e do investimento em pesquisa e inovação para melhorar os resultados para milhões de pacientes em todo o mundo".

A Danone pesquisa e inova em vários tipos de produtos, incluindo suplementos nutricionais orais, produtos espessantes para pacientes com dificuldades de deglutição e alimentação por sonda especializada e dispositivos médicos para pacientes que não podem consumir alimentos por via oral.

“Foi demonstrado que a nutrição médica pode ajudar a reduzir complicações médicas, apoiar a recuperação e a independência e diminuir o uso de recursos de saúde”, disse a empresa. “Por exemplo, no caso do câncer, a nutrição médica demonstrou benefícios em termos de menos complicações pós-operatórias, maior tolerância ao tratamento, menor tempo de permanência no hospital e maior qualidade de vida do paciente.”

Quanto à alegação da Danone de que apenas alguns dos pacientes que precisam de produtos de nutrição médica têm acesso a eles, há várias razões. “Isso pode se dever à baixa conscientização sobre o papel da nutrição e os riscos da desnutrição na área da saúde, e ao fato de os sistemas de saúde estarem sob pressão como resultado da crescente prevalência de doenças e do aumento das necessidades dos pacientes”, disse o porta-voz.

"Por isso, é importante para nós investir na categoria de nutrição médica e poder atender o maior número possível de pacientes. Acreditamos que todos que precisam de nutrição médica devem ter acesso a ela, portanto, continuaremos inovando com produtos que atendam às necessidades dos pacientes e promovendo uma maior conscientização sobre os benefícios da nutrição médica para apoiar os resultados dos pacientes."

Por que as empresas de laticínios são atraídas pela nutrição especializada?

As empresas de laticínios têm acesso a alguns dos ingredientes nutricionais mais lucrativos (por exemplo, lactoferrina) e mais populares (soro de leite, caseína) do mercado - e as oportunidades em nutrição especializada são atraentes.

De acordo com a Euromonitor International, os consumidores de hoje buscam produtos nutricionais que possam oferecer vários benefícios físicos e de saúde, desde perda de peso e saúde digestiva até imunidade e sono. Encontrar essa “pílula mágica” - de preferência em um formato mais atraente - é um desafio fundamental para os formuladores.

A nutrição esportiva também foi apontada para um maior crescimento em 2024, graças à demanda de consumidores ativos e que praticam esporte regularmente.

Na nutrição infantil, o desenvolvimento de receitas de fórmulas que se aproximem o máximo possível do leite materno também continuará impulsionando a inovação, assim como a pressão das novas gerações que buscam alinhar suas escolhas de marca com seus valores.

E o desejo do consumidor global de melhorar sua saúde e bem-estar provavelmente impulsionará o setor nos próximos anos.

De acordo com a pesquisa Future of Wellness da McKinsey & Co, que entrevistou 7.500 consumidores globais em 2020, 79% dos entrevistados disseram acreditar que o bem-estar é importante, e 42% dos entrevistados colocaram o bem-estar como sua principal prioridade. A consultoria de gestão global acrescentou que os consumidores de todos os mercados aumentaram sua prioridade em relação ao bem-estar “significativamente (de 27% para 65%) nos últimos dois ou três anos”.

As informações são do Dairy Reporter.
 

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures