ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Transformando desafios em oportunidades: projeto originação

POR MARIA LUÍZA TERRA

PRODUÇÃO DE LEITE

HÁ UM DIA

4 MIN DE LEITURA

0
13

Inovar é criar algo, introduzir novidades, renovar ou recriar. A inovação nem sempre quer dizer ‘inventar a roda’; pode se resumir em apenas melhoria de algo já existente. 

Uma dificuldade ou a necessidade de aprimoramento podem ser fatores essenciais para a implementação de inovações, e, na cadeia leiteira, muitas vezes encontramos a junção desses fatores. Em um cenário desafiador como o setor lácteo, oportunidades não faltam para inovar, tanto na produção quanto na indústria de lácteos. 

Para a indústria de laticínios e para o produtor, o Projeto Originação pode ser uma ótima oportunidade para inovar.

Ronaldo Carvalho Macedo, Médico Veterinário e CEO Cia do Leite, destacou em sua palestra no 16° Fórum MilkPoint Mercado, “O mundo mudou. E o leite?”, que o leite ainda é uma das atividades agropecuárias mais atrasadas do Brasil. De acordo com os dados apresentados a partir de uma pesquisa realizada pela Cia do Leite com 5.400 fazendas e 26 laticínios em 4 estados, 76% das fazendas não possuem controle de custos da produção. Ainda mais alarmante é o fato de que 85% dos produtores não tomarem decisão com base na tabela de pagamento por qualidade do laticínio.

O projeto Originação, que atua fortalecendo a relação entre a Indústria e o produtor, foi criado para solucionar algumas dores da cadeia láctea como a falta de matéria prima, custos elevados para aquisição do leite cru, competição por leite entre laticínios e falta de competitividade com os lácteos do mercado internacional.

O objetivo do projeto é melhorar a relação entre produtor e a indústria e solucionar o problema de ambos, através do aumento do volume de leite. O que mudaria a vida do produtor é o aumento da escala que o ajuda a diluir seus custos e o que vai resolver a competição das indústrias é aumentar a oferta de matéria prima num custo saudável. O projeto nasceu para tornar a cadeia produtiva do leite cada vez mais competitiva.

Segunda a empresa, o projeto Originação foi inspirado pelos exemplos já consolidados em outras cadeias produtivas agropecuárias, nos quais a indústria aponta a qualidade e o volume da matéria prima que deve ser produzida, com apoio da utilização de capital privado do mercado financeiro para a expansão de negócios potenciais.

Como funciona?

De forma simples: a indústria fornece vacas de alta genética, produtividade e sanidade, adequadas à propriedade. Além disso, uma assessoria técnica especializada que garante o manejo correto dos animais e a gestão da fazenda. Seguindo as orientações, o produtor será capaz de elevar a produção, não apenas das novas vacas, mas de todo o seu rebanho, deixando sua operação mais eficiente, melhorando a qualidade do leite e entregando maior quantidade de matéria prima para a indústria.

O projeto é um tipo de financiamento, ele cria uma estrutura que torna menos burocrático o financiamento das vacas e benfeitorias necessárias para a expansão da produção, as parcelas são compatíveis com a produção e diluídas na produção futura. Porém, há um benefício extra: ao retirar sua vaca, é estipulado uma meta de produção, se o produtor atingir a meta, a parcela é paga pela indústria de laticínios. 

O produtor de leite Fabiano Jose da Silva, que faz parte do projeto, conta que no início não acreditava que essa ideia poderia dar certo. “Na verdade, no início ficamos meio assustados, o pessoal trouxe a proposta, que tinham umas vacas para dar e explicaram como era. Ficamos ‘meio assim’ (desconfiados), mas abraçamos o projeto, fomos às reuniões para descobrir como era, e foi uma coisa muito boa que chegou só para somar. A primeira coisa que passou na minha mente, quando me trouxeram a ideia, é que não ia dar certo.”, comenta o produtor.

Para Fabiano, o projeto é muito válido para os produtores, principalmente pela troca de ideias e o apoio no acompanhamento veterinário recebido dentro do projeto. “Seria muito difícil (sem o acompanhamento técnico), não teria como, principalmente no início. Antes a gente trabalhava no ‘escuro’, nem sempre dava certo. As coisas melhoraram muito depois do acompanhamento técnico.”, explica o produtor, que atualmente já pensa em aumentar novamente sua produção.

Mas o que a empresa ganha?

O aumento da produção de leite pelo produtor garante um aumento de matéria prima para a indústria. Além disso, um leite de melhor qualidade, perto da planta e com os padrões que a indústria deseja. 

Com essa parceria há um benefício mútuo e a fidelização dos produtores, garantindo uma relação de longo prazo com fornecedores confiáveis. O Projeto Originação já está beneficiando indústrias parceiras que originam o próprio leite em suas bacias leiteiras.

O Projeto Originação é um exemplo inovador de como a indústria e os produtores podem trabalhar juntos para superar desafios e alcançar o sucesso mútuo. Através de financiamento acessível, assistência técnica especializada e um modelo de negócio vantajoso para ambas as partes, o projeto contribui para a competitividade da cadeia leiteira brasileira e para a qualidade do leite que chega à mesa dos consumidores.


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures