ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Constância de propósitos

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/09/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0
Manoel Elpídio Pereira de Queiroz

Toda empresa ou empreendimento (fazendas incluídas) têm basicamente dois tipos de problemas: os atuais e os futuros.

Os problemas atuais são aqueles que temos que enfrentar para a sobrevivência do negócio hoje, como: vender o produto, pagar o financiamento do banco que vencerá na próxima semana, sobreviver.

Os problemas do futuro são basicamente os relacionados ao sucesso do negócio: a melhoria da posição competitiva e o crescimento, garantindo o futuro da empresa e o emprego a seus funcionários.

Longevidade x Lucro

A existência do negócio daqui a cinco ou dez anos é mais importante que o lucro deste ano.

Paradoxalmente, é comum empreendedores e dirigentes serem absorvidos pelos "problemas atuais", imediatistas, deixando para segundo plano as ações que visam resolver os "problemas futuros", às vezes esquecendo-se totalmente delas.

Constância

Constância de propósitos, significa assumir claramente as obrigações com o futuro do negócio, com o planejamento estratégico do mesmo.

Para isso é necessário assumir compromissos tais como:

* Alocar tempo e recursos para planejamento de longo prazo

* Alocar tempo e recursos para treinamento e retreinamento de pessoal

* Alocar tempo e recursos para treinamento e retreinamento de chefes

* Inovar

* Melhorar constantemente os processos de produção

* Melhorar constantemente o produto

Propósitos declarados

Este compromisso deve ser assumido publicamente pela direção.

Os clientes, os fornecedores e empregados necessitam de uma declaração neste sentido.

No entanto, cuidado! Declarar só é fácil; são necessárias atitudes diárias por parte do fazendeiro.

É preciso haver alinhamento entre o discurso e a ação.

Caso

Certa vez um produtor de leite contratou os serviços de um nutricionista, para cuidar da formulação de rações para o seu rebanho.

Na primeira visita, reuniu os funcionários e fez um breve discurso, ressaltando que a partir daquele momento havia acabado o amadorismo e que passariam a ter a qualidade como prioridade.

Menos de um mês depois, devido à falta de um dos componentes da ração, mandou substituí-lo por outro, sem consultar o técnico habilitado, dizendo ao funcionário que "por uma semana só não vai fazer diferença".

Isto é um ótimo exemplo de falta de constância de propósitos, além de um péssimo exemplo para os subordinados.

Meses depois, este produtor de leite dispensou os serviços de balançeamento de ração e retornou à pratica de copiar a formulação usada por vizinhos (por sua vez copiada não se sabe de quem), "afinal fazia aquilo havia tanto tempo e nunca tinha tido problema".

Empresas, empresários e produtores que agem desta forma, que não sabem na verdade o que realmente querem, que não têm portanto constância de propósitos, ficam que nem cachorro tentando pegar o próprio rabo: dando volta em si mesmos.

Transferem esta falta de segurança, gerando falta de credibilidade para funcionários, clientes e fornecedores.

Missão

Uma forma prática, simples e funcional de criar constância de propósitos numa organização é estabelecer a missão (razão de ser) e os objetivos (de preferência metas viáveis, porém audaciosas) para os próximos cinco ou dez anos.

Ambos devem ser estabelecidos de forma participativa e difundidos para todos, inclusive clientes e fornecedores.

Conclusão

Seguir a Constância de Propósitos é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, seja grande ou pequeno, seja na indústria, no comércio, nos serviços ou na agropecuária

Manoel Elpídio Pereira de Queiroz
engenheiro agrônomo, empresário e
consultor em gestão empresarial da equipe da
Scot Consultoria
Tel:17 343 511 Fax:17 342 5590
scotconsultoria@scotconsultoria.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures