ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sustentabilidade ambiental na indústria de laticínios

POR ALINE

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/06/2024

6 MIN DE LEITURA

0
6

Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária a cadeia produtiva do leite e derivados é um setor de grande importância econômica e social para o Brasil, com mais de 34 bilhões de litros por ano. O país conta com mais de 1 milhão de propriedades produtoras de leite, o que corresponde a 98% dos municípios do país produzindo leite, sendo em sua maioria pequenos produtores.

O setor de laticínios tem papel importante na economia brasileira, com números de faturamento de R$ 138 bilhões em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de alimentos. O desenvolvimento tanto do faturamento quanto da produção é proporcional ao crescimento populacional.

O debate sobre a sustentabilidade está presente em diferentes esferas e setores, tanto no que tange as indústrias quanto setores produtivos agrícolas e consumidores. E a sustentabilidade pensando em meio ambiente é um dos aspectos da tríade composta por: meio ambiente, sociedade e economia, onde em um conceito mais amplo a ideia é produzir de forma a não comprometer que as futuras gerações tenham acesso ao necessário para atender suas demandas. Isso é fundamental pensando em recursos naturais, enquanto sociedade e economia. Uma mudança nesse olhar tem se intensificado frente a demanda crescente pela produção de alimentos com a preocupação dos consumidores sobre como esses alimentos são produzidos quando pensamos nos recursos naturais.

A sustentabilidade ambiental e uso consciente dos recursos naturais inclusive faz parte da lista das ODS que são uma iniciativa global, adotada por todos os Estados Membros das Nações Unidas, em um esforço conjunto para abordar desafios globais.

Isso pode ser entendido pelo estudo do ciclo de vida dos produtos, ou seja, para produzir um item o que é necessário do ponto de vista ambiental? Quais são as fontes de energia durante todo o processo produtivo, inclusive rede logística para distribuição? Qual o consumo hídrico necessário para produzir? Qual a pegada de carbono? Quais os resíduos líquidos e sólidos gerados pelo processo produtivo e pós consumo do item?

No setor agrícola alguns impactos ambientais estão relacionados ao desmatamento, seja para aumentar área de criação de animais ou plantação de grãos, o que impactará no habitat das espécies animais residentes. Outro ponto é o uso inadequado de fertilizantes que pode impactar na contaminação do lençol freático. O consumo de energia é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa, os outros emissores são: agropecuária, uso da terra, mudança no uso da terra e silvicultura. Outro ponto que deve ser avaliado na agropecuária é o uso das reservas hídricas pensando em irrigação e geração e manejo do esterco, evitando que possam ser fonte de contaminação de rios, solos e lençol freático.

Avaliando o processo produtivo na indústria de laticínios temos os efluentes líquidos gerados em etapas de lavagem de instalações, equipamentos e utensílios onde além da água são empregados sanitizantes e os resíduos sólidos e líquidos oriundos do próprio processo produtivo. Como resíduos sólidos temos:

  • embalagens que podem ser de diferentes materiais como: papel, papelão, plástico, alumínio, vidros;
  • cinzas de caldeira;
  • serragem;
  • lodo proveniente da estação de tratamento de efluentes.

As embalagens que envolvem os produtos devem ser direcionadas a reciclagem pela indústria produtora do laticínio, isso faz parte do processo de logística reversa integrante da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei Federal n° 12.305/2010 que dispões sobre princípios, objetivos e instrumentos e suas diretrizes relativas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, determinando as responsabilidades tanto dos geradores de resíduos quanto do poder público.

As emissões atmosféricas são oriundas da queima de combustível, tanto óleo quanto lenha.

Um subproduto do processo produtivo é o soro de leite que pode ser empregado na produção de alguns produtos como ricota, ou podem passar por processos de concentração, secagem, mas é um ponto de atenção uma vez que não pode ser dispensado no meio ambiente principalmente em rios, o que já foi uma prática, já que caso seja liberado diretamente em corpos d’água, o soro pode levar ao crescimento excessivo de algas e outros organismos, resultando em eutrofização, diminuindo os níveis de oxigênio na água, prejudicando a vida aquática e contribuindo para a degradação da qualidade da água.

O setor de saneamento tem o desafio de utilizar adequadamente os resíduos gerados tanto por estação de tratamento de esgotos quanto efluentes industriais. Faz parte desse resíduo o lodo produzido na estação de tratamento de efluente das indústrias, inclusive indústria de laticínios.

As Estações de tratamento de efluente (ETE) tem como objetivo remover os poluentes, nutrientes e matéria orgânica das águas industriais antes delas retornarem ao meio ambiente utilizando processos físico, químicos e/ou biológicos. O lodo gerado com esse tratamento consiste em um volume considerável e seu correto destino e aplicação são importantes para o setor industrial.

A composição do lodo está relacionada as características do efluente e dos processos de tratamento adotados, assim, as características do lodo estão intrinsicamente relacionadas às matérias primas e produtos utilizados durante o processo de produção industrial e produtos químicos e etapas em que esse efluente é tratado. Uma vez que o efluente provém de uma indústria alimentícia, com matéria prima a base de leite que não utiliza componentes com teor elevado de metais pesados ou constituintes inorgânicos, entende-se que o lodo também apresente baixas concentrações desses componentes.

Com o aumento da produção do lodo as indústrias têm procurado alternativas de uso para esse resíduo, dentre as alternativas o uso em solo agrícola e florestal. O lodo é uma fonte de nitrogênio, fosforo e outros nutrientes essenciais e benéficos as plantas, além da umidade e matéria orgânica necessária ao desenvolvimento da flora.

Uma alternativa é o tratamento do lodo gerado em laticínios por meio de compostagem, utilizando compostos naturais gerados no próprio processo produtivo como cinzas da caldeira e podas de grama, permitindo sua utilização posterior como adubo.

Uma necessidade é a adoção de práticas agrícolas e industriais que minimizem o impacto ambiental. E a busca de processos que aproveitem os resíduos gerados para que eles não fiquem sem destino o que acaba propiciando que sejam liberados diretamente no meio ambiente.

A produção convencional de derivados lácteos frequentemente está associada a elevados consumos de água, uso extensivo de energia e emissões significativas de gases de efeito estufa. Nesse contexto, estratégias sustentáveis incluem a implementação de tecnologias mais eficientes, a gestão racional dos recursos hídricos e a busca por fontes de energia renovável.

 

Desvende os segredos da produção sustentável!

Chega de dúvidas sobre produção sustentável e impacto ambiental da pecuária leiteira. No dia 13 de agosto, em Goiânia/GO, André Mazzetto, especialista renomado da Nova Zelândia, vai te mostrar como tornar sua fazenda um modelo de sustentabilidade e lucratividade, no Workshop exclusivo "Emissões de gases de efeito estufa e Análise do Ciclo de Vida (ACV) na produção de leite".

Inscreva-se agora e garanta sua vaga!

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Mapa do Leite: Políticas públicas e privadas para o leite. MAPA. Link: Mapa do Leite — Ministério da Agricultura e Pecuária (www.gov.br)

Declaração Política da Cúpula dos ODS Nova Iorque, 18 de setembro de 2023. Link: ONU_DeclaracaoPolitica_CupulaDosODS_20230918.pdf (un.org)

Sustentabilidade e sustentação da produção de alimentos no Brasil Consumo de alimentos: implicações para a produção agropecuária, Embrapa, CGEE, 2014.

Anuário leite, 2023. Embrapa. Link: Anuario-Leite-2023.pdf

Soares de Oliveira, H.D.; Borges de Sousa, H.; Silva, M.A.P.; Gedelha, S.F.S. Sustentabilidade na produção de derivados lácteos. Link: Sustentabilidade na produção de derivados lácteos - Portal e-food | Tudo sobre Segurança de Alimentos (portalefood.com.br)

SURDO, J. S. Avaliação do grau de valorização de produtos lácteos produzidos a partir de boas práticas de sustentabilidade com base na teoria do comportamento planejado-tcp. 2022.

Dias, O.A.; Aguiar, F.S.; Silva, T.P.C.; Veloso, V.H.S.; Lima, P.A.C. Lodos na indústria de laticínios: requisitos para disposição no solo. IX Simpósio de Engenharia Ambiental. 2017.

Souza, J.A.R.; Moreira, D.A.; Silva, E.L.; Rezende, D.C.V.; Barbosa, T.S.; Pedroso, R.S. Tratamento do lodo de laticínios com reuso de resíduos da agroindústria por processo de compostagem. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringa. PR. V. 14, n. 4, 2021.

ALINE

Doutora em Medicina Veterinária pela FMVZ-USP. Especialista em Vigilância Sanitária de Alimentos pela Saúde Pública da USP, com MBA em Gestão Empresarial.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures