ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os benefícios da inovação aberta para a indústria do leite

POR BRAULIO PAIXÃO

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/07/2024

3 MIN DE LEITURA

0
15

O setor de laticínios tem um histórico de sofrer com as oscilações de preço da matéria-prima, os altos custos de produção e as dificuldades relacionadas à venda direta. A comercialização desse tipo de produto sofre um esmagamento de margem de venda, devido ao alto número de concorrentes e à temida comoditização do “leite de caixinha”.

Como encontrar uma solução que resolva este problema do setor que causa grande impacto na indústria do leite e ao mesmo tempo assegure a sustentabilidade e a lucratividade das empresas? A inovação é um pré-requisito para as empresas que desejam se manter relevantes no mercado e pode ser a chave para reduzir as principais dores do dia a dia do setor.

Atuei durante quase 9 anos no mundo do leite, com foco na indústria UHT, e observei que existem algumas formas pelas quais a inovação pode acontecer de forma dinâmica e prática, como por exemplo:

  1. Fadiga e acidentes no ambiente de trabalho: diversas startups estão criando ferramentas com uso de Inteligência Artificial para analisar constantemente as atividades dos colaboradores, identificando má posição ergonômica, erros operacionais e atividades que possam trazer risco ao produto. Isso gera redução no absenteísmo e fornece uma base de dados para dimensionamento de pessoal e foco em automatizações.
     
  2. Validação de processos de limpeza: o ambiente do leite é extremamente suscetível a contaminações. Hoje, com o uso de IA, kits rápidos e análises de água em tempo real, é possível automatizar a análise da limpeza de equipamentos. Essas análises podem ser feitas com fotos de celulares comuns e processadas automaticamente, gerando histórico e documentação de alta qualidade, eliminando o erro humano.
     
  3. Controle de estoque de peças, produtos e ferramentas: o controle de movimentação de itens na indústria é um grande problema. Com o uso de IoT e inteligência artificial, é possível rastrear movimentações, gerando histórico dos itens e dos funcionários que os manusearam, eliminando a necessidade de preenchimento manual de documentos e garantindo que os itens cheguem ao destino correto, evitando perdas.
     
  4. Problemas nos pontos de venda: embalagens amassadas, mal posicionadas ou sujas causam impacto negativo na percepção do consumidor. Soluções com inteligência artificial podem identificar se os produtos estão bem posicionados nas gôndolas. Para produtos refrigerados, existem embalagens que mudam de cor com a alteração da temperatura de estocagem, ou que mudam de forma quando o produto fermenta, evitando que o consumidor compre produtos impróprios.
     
  5. Controle de acessos no ambiente industrial: barreiras sanitárias minimizam o risco de contaminações cruzadas. Startups estão desenvolvendo IAs que utilizam câmeras para identificar automaticamente funcionários fora de seu ambiente ideal, roupas fora dos padrões e ausência de EPIs, aumentando a segurança alimentar.
     
  6. Redução de desperdícios: a indústria busca maximizar os benefícios do leite, gerando o mínimo resíduo possível. Estudos e startups estão explorando usos rentáveis para os resíduos, como a criação de tecidos tech a partir de resíduos celulósicos. No setor lácteo, o soro de leite tem sido transformado em diversos produtos e ingredientes rentáveis.
     
  7. Redução de erros nos testes de rotina: testes de rotina de equipamentos, embalagens e resíduos são essenciais, mas muitas vezes negligenciados. Startups estão criando alternativas tecnológicas de baixo custo para automatizar esses testes, gerando documentação automática e reduzindo o erro humano.
     
  8. Investigação de problemas e contaminações: contaminações de produto são um pesadelo para a indústria. A análise de problemas é complexa, necessitando revisão de documentação e procedimentos. Automação da documentação, uso de IA para análise de vídeos e dados dos equipamentos podem reduzir significativamente o tempo de investigação e parada de linha, garantindo maior qualidade na investigação.

Os exemplos de uso de tecnologias na indústria do leite só reforçam que, em um cenário global repleto de incertezas e desafios, a inovação no setor de laticínios não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade vital para a sustentabilidade e o crescimento. Investir em tecnologia e automação pode transformar crises em oportunidades, garantindo produtos mais seguros, processos mais eficientes e, acima de tudo, consumidores mais satisfeitos. O futuro do leite está na inovação — e ele já começou.

 

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures