ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mais leite, menos fazendas

POR MARIA LUÍZA TERRA

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 17/07/2024

5 MIN DE LEITURA

0
11

Tanto os Estados Unidos quanto o Brasil vivenciam transformações significativas no setor leiteiro, marcadas por um aumento na produção e concentração da atividade em médio e grandes produtores. Compreender as tendências em cada país nos ajuda a entender para onde caminha o futuro do setor lácteo global.

Produção de leite nos EUA: número de vacas estável e aumento na produção

O Censo Agrícola do Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do USDA revelou dados relevantes sobre a produção de leite nos Estados Unidos, evidenciando duas tendências principais: aumento na produção e concentração em grandes operações.

A produção de leite nos EUA cresceu 11,8 bilhões de litros entre 2013 e 2023, com um número relativamente estável de vacas. Esse crescimento não foi uniforme em todo o país, 16 dos 24 principais estados produtores registraram aumento em sua produção, enquanto 8 estados, incluindo Califórnia, Flórida e Illinois, apresentaram queda. Texas, Wisconsin e Idaho lideraram o crescimento.

Gráfico mudança no volume entre os estados dos EUA
*Gráfico em milhões de libras (1 libra de leite equivale a aproximadamente 0,473 litros de leite). Fonte: Farm Journal’s State of the Dairy Industry report. Imagem traduzida.

“Por uma ampla margem, o maior crescimento ocorreu no Texas, produzindo mais 3,3 bilhões de litros de leite de 195.000 vacas a mais do que há 10 anos”, disse Lucas Fuess, analista sênior de laticínios do Rabobank. 

O tamanho das fazendas também sofreu uma mudança notável. De acordo com Fuess, as operações com menos de 500 vacas representam 80% das fazendas leiteiras do país. No entanto, a maioria das vacas está em fazendas com 1.000 animais ou mais. 

Rebanho leiteiro dos EUA pelo tamanho da fazenda
Fonte: Farm Journal’s State of the Dairy Industry report. Imagem traduzida.

Para Lucas Fuess, a tendência futura do leite nos EUA é a concentração do rebanho em grandes fazendas. “No futuro, é provável que mais vacas se mudem para fazendas maiores, que são capazes de produzir leite a um custo menor em comparação com operações menores. O crescimento no número de fazendas maiores persistirá, mas as fazendas menores continuarão existindo em números consideráveis, especialmente aquelas que praticam a agricultura diversificada e aquelas que mantiveram baixos níveis de endividamento.” 

Como se comportou a produção no Brasil nesse período?

Para entender as transformações na base produtiva brasileira, em 2023 a MilkPoint Ventures realizou uma pesquisa inédita, que amostrou quase 1/3 do leite inspecionado no Brasil (32,3% do leite formal), a partir de 41 laticínios, sendo 17 cooperativas e 24 não cooperativas. 

Em conjunto, as empresas amostradas processam 21,1 milhões de litros/dia a partir de 48.432 produtores, com média de 437 litros/dia. Em 2013, a média havia sido de 246 litros/dia, evidenciando um expressivo crescimento de 77% no período.

Tamanho médio dos produtores
Fonte: Relatório Quem Produz o Leite Brasileiro 2023.

Analisando as 17 empresas que participaram dos levantamentos de 2013 e 2023, os números são também significativos para explicar as mudanças (Figura 4). Estas empresas aumentaram a captação em 36% com uma queda de 19% no número de fornecedores.

Representatividade da amostra
Fonte: Relatório Quem Produz o Leite Brasileiro 2023.

Segundo o relatório “Quem produz o leite brasileiro”, os 4,8% de produtores, cuja produção é superior a 2.000 litros/dia, produzem hoje quase a metade do leite – 46,3%. Já os produtores abaixo de 200 litros perfazem 60,7% do total de produtores, mas respondem por apenas 11,3% do leite.

Estratificação do número de produtores e do volume do leite
Fonte: Relatório Quem Produz o Leite Brasileiro 2023.

O Brasil, assim como os EUA, passa por uma transformação considerável na produção de leite. Ambas as produções seguem em trajetória de crescimento, impulsionada pela eficiência. A concentração em grandes fazendas é uma tendência marcante, enquanto a viabilidade de pequenos produtores depende da busca por diferenciação, agregação de valor e adoção de novas tecnologias.

Políticas públicas setoriais devem envolver enfoques distintos dependendo do público-alvo: para produtores de menor porte, acesso a crédito, assistência técnica qualificada e acesso ao mercado (incluindo oportunidades para a diferenciação do produto), visando oferecer possibilidades de inserção nessa nova realidade. Para grandes explorações, são necessários incentivos para a instalação de novos projetos, bem como mostrar que a produção em escala com eficiência pode ser um bom negócio. Para ambos os públicos, a criação de ferramentas que permitam maior previsibilidade de receitas e despesas é oportuna, melhorando o ambiente de negócios no setor.

Para embasar decisões e melhorar as estratégias no setor, ter uma atualização constante destes números é essencial. 

O projeto "Quem produz o leite brasileiro" busca retratar a realidade do leite brasileiro em dados e, assim, contribuir para uma melhor imagem do setor, frente não apenas ao consumidor, que também será beneficiado por um produto de maior qualidade na mesa, mas também para que o setor público e privado tenham melhor conhecimento da realidade da produção e possam criar políticas para incentivar o crescimento e desenvolvimento dos produtores, proporcionando a sustentabilidade econômica da atividade.

Laticínios, que captam o leite diariamente desses produtores, precisam garantir a qualidade dos seus produtos e embasar seu planejamento com dados atualizados. Da mesma forma,, empresas de insumos terão condições para um melhor direcionamento de seus produtos e serviços.

Já estamos realizando a pesquisa "Quem produz o leite brasileiro para 2024", que visa atualizar e aprofundar o conhecimento sobre os produtores de leite no Brasil. Esta pesquisa é fundamental para fornecer uma base sólida de dados e insights que ajudarão a orientar as decisões estratégicas no setor.

Convidamos os laticínios a se unirem ao MilkPoint, em mais esta iniciativa, pois juntos poderemos obter informações valiosas para o desenvolvimento sustentável do mercado leiteiro, garantindo uma perspectiva mais clara e precisa para todos os envolvidos.

Para participar, clique aqui para realizar o preenchimento do formulário e siga as instruções.

Qualquer dúvida referente ao projeto ou dificuldades com o preenchimento, entre em contato conosco clicando aqui!


 

 

 

Referência 
Relatório Quem Produz o Leite Brasileiro 2023

State of the Dairy Industry 2024

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures