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Desafios e inovações no ensino prático de queijos: superando obstáculos e preparando profissionais para a Indústria de Laticínios

VÁRIOS AUTORES

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

HÁ 2 DIAS

7 MIN DE LEITURA

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O estudo de queijos desempenha um papel importante na formação acadêmica dos alunos dos cursos de Ciência e Tecnologia de Laticínios, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos e áreas afins. A profundidade e o foco das disciplinas dedicadas a esse tema podem variar significativamente entre instituições e programas, refletindo a diversidade de abordagens pedagógicas existentes. Em algumas instituições, como o IF Sudeste MG - Rio Pomba, os alunos têm a oportunidade de integrar o conhecimento teórico com experiências práticas, o que enriquece o processo educativo.

A aplicação prática dos conceitos teóricos é fundamental para a formação de profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho. No entanto, para que essa experiência prática seja verdadeiramente eficaz, é essencial que o ensino esteja alinhado com as necessidades e demandas do setor. Assim, é importante que os currículos e as atividades práticas sejam constantemente revisados e atualizados para garantir que os futuros profissionais estejam bem equipados para enfrentar os desafios da indústria.

Neste contexto, este trabalho visa explorar os principais desafios enfrentados pelos alunos durante o ensino prático da disciplina de queijos e identificar estratégias e melhores práticas que podem otimizar o aprendizado. A discussão abordará tanto as dificuldades comuns encontradas nesse processo quanto as condutas e abordagens pedagógicas que podem ajudar a melhorar a formação dos estudantes, preparando-os de maneira mais eficaz para suas futuras carreiras.

Desafios das aulas práticas

Um dos maiores desafios na realização de atividades práticas é a infraestrutura e a disponibilidade de recursos (Figura 1). Muitas instituições enfrentam a falta de instalações adequadas para atender às necessidades específicas das disciplinas de laticínios, como a presença de uma planta de laticínio equipada para cumprir as normas ambientais e sanitárias vigentes. Em algumas situações, as práticas de fabricação de queijos precisam ser adaptadas para serem realizadas em pequenos laboratórios, com produções em escala reduzida. Nesse contexto, o processamento do leite é feito com cerca de 10 litros, utilizando panelas e utensílios de cozinha doméstica. Essa abordagem limita a capacidade de reproduzir técnicas industriais e compromete a qualidade do aprendizado, dificultando a aplicação dos conhecimentos em um cenário de escala real.

Figura 1. Maiores desafios para realização de aulas práticas em instituições de ensino

Maiores desafios para realização de aulas práticas em instituições de ensino
Fonte: Dos autores, 2024.

É importante ressaltar que, mesmo em pequena escala, as práticas de fabricação de queijos proporcionam uma compreensão valiosa dos processos envolvidos, destacando as reações químicas e os tempos necessários em cada etapa. No entanto, a utilização de estruturas e equipamentos em escala real oferece um treinamento mais robusto e alinhado com as condições do mercado, permitindo aos alunos uma preparação mais eficaz para enfrentar os desafios da indústria.

Operações como a limpeza e sanitização dos tanques de produção de queijos oferecem aos estudantes uma experiência prática com atividades comuns na indústria de laticínios. Além dessas tarefas, uma infraestrutura adequada permite a realização de uma ampla gama de operações essenciais, como o controle da válvula de vapor, o aquecimento gradual da massa dos queijos, a pré-prensagem, a enformagem, a prensagem, a salga, a maturação e a embalagem. Esses processos são cruciais para preparar os futuros profissionais para o ambiente industrial real.

No entanto, a limitada disponibilidade de recursos é um desafio significativo para o ensino prático. Embora algumas indústrias de insumos ofereçam apoio, fornecendo matérias-primas como ácido lático, cloreto de cálcio, coagulante, diversos fermentos, enzimas e corantes, muitas instituições ainda enfrentam dificuldades para acessar ou adquirir esses materiais. Como resultado, em várias regiões do país, as aulas práticas muitas vezes dependem dos recursos pessoais dos docentes, o que pode comprometer a qualidade e a abrangência da formação oferecida.

Condutas educativas de melhor desempenho

A realização de atividades práticas é uma abordagem pedagógica fundamental na educação profissional, pois enriquece o processo de ensino-aprendizagem ao permitir que os alunos desenvolvam habilidades críticas, reflexivas e criativas. No entanto, a implementação dessas atividades deve ser feita de forma cuidadosa e estratégica. Muitas vezes, o primeiro contato dos alunos com uma planta de beneficiamento de leite pode ser desafiador e causar insegurança. Nesse momento, a conduta do docente é crucial para proporcionar segurança e oferecer instruções claras e objetivas durante as aulas práticas.

Embora enfrentar erros no processamento de queijos possa ser inicialmente frustrante, a oportunidade de aprender com esses erros e corrigi-los é extremamente valiosa e enriquecedora. Esse processo deve ser conduzido com empatia, acreditando no potencial de cada aluno e incentivando seu crescimento.

O feedback dos docentes é essencial para o desenvolvimento dos alunos. Receber críticas construtivas pode ser difícil, mas é fundamental para identificar aspectos que precisam de melhoria e aprimoramento. No mercado de trabalho, é crucial que os profissionais não apenas possuam uma visão crítica, mas também saibam ouvir e buscar o aperfeiçoamento contínuo.

Vivemos em uma sociedade dinâmica onde a adaptação é a chave para o sucesso. O ensino de técnicas de fabricação de queijos deve ir além do conteúdo da ementa e incorporar práticas atualizadas que reflitam as mudanças do setor. Os docentes devem acompanhar essas mudanças e, apesar das limitações de infraestrutura e recursos, manter as aulas relevantes e modernas, preparando os alunos para trabalhar em equipe, serem criativos e autocríticos.

Os desafios do trabalho em equipe e da tomada de decisão são experiências práticas essenciais para os alunos. O ensino deve, portanto, encorajar ações estratégicas e inteligentes que promovam uma prática harmoniosa. Inovar é uma atitude crucial para a atualização profissional. Estratégias para modernizar e estimular a criatividade dos futuros profissionais são fundamentais. Dar aos alunos a oportunidade de pensar de forma independente e acreditar em suas capacidades são formas respeitosas de incentivo.

Um exemplo de prática inovadora é a execução de trabalhos autorais, geralmente realizados na fase final da disciplina. Nesse estágio, os alunos já estão familiarizados com as técnicas de processamento de queijos e com a estrutura da fábrica. Na Figura 2, apresentamos exemplos de queijos autorais desenvolvidos na disciplina de Ciência e Tecnologia de Queijos I no semestre de 2024.1.

Figura 2. Queijos autorais desenvolvidos por alunos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Laticínios, 2024.1

Queijos autorais desenvolvidos por alunos do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Laticínios,
Fonte: Arquivo autores, 2024.

Através da realização de trabalhos autorais, como ilustrado nas imagens da Figura 2, os alunos têm a oportunidade de explorar sua criatividade, resultando em profissionais da área de laticínios com uma visão crítica e confiança em seu trabalho. Em muitos casos, a execução bem-sucedida desses trabalhos só é possível após diversos testes e ajustes nas técnicas de controle, permitindo que os alunos percebam sua evolução ao longo da disciplina.

Esse processo de experimentação e refinamento não só ajuda os alunos a dominar as técnicas, mas também a desenvolver uma assinatura pessoal em seus projetos autorais, demonstrando uma interação mais profunda com o trabalho realizado. O aspecto mais significativo desse processo é a consolidação da capacidade dos alunos de pensar de forma criativa, implementar suas ideias e alcançar seus objetivos. Esse desenvolvimento é, sem dúvida, um reflexo do verdadeiro papel da educação.

A análise dos desafios enfrentados no ensino prático de queijos revela que, embora a integração teórica e prática seja essencial para a formação de profissionais competentes na área de laticínios, diversos obstáculos ainda precisam ser superados. A falta de infraestrutura adequada e a disponibilidade limitada de recursos comprometem a eficácia das aulas práticas, tornando difícil a replicação de técnicas industriais e o desenvolvimento completo das habilidades dos alunos. No entanto, a implementação cuidadosa de práticas pedagógicas, como o uso de feedback construtivo e a realização de trabalhos autorais, pode mitigar esses desafios, promovendo um aprendizado mais robusto e alinhado com as demandas do mercado. Em última análise, a adaptação contínua e a inovação no ensino são fundamentais para garantir que os futuros profissionais estejam bem preparados para enfrentar os desafios da indústria e realizar seu potencial criativo e técnico.



 

Agradecimentos

Os autores agradecem as instituições que contribuíram diretamente para a execução desse trabalho, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), ao Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Campus Rio Pomba e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG-ILCT).

Referências

ALCÂNTARA, M. H. M. de. Os desafios da docência no ensino superior: a particularidade do curso de tecnologia em laticínios do instituto federal de Rondônia. Revista Labirinto, v. 15, p. 76-108, 2014.

ALVES, A. E. S.; LIMA, G. O. P. & CAVALCANTI JÚNIOR, M. N. Da qualificação profissional: memórias sobre o ensino prático em laticínios. Anais do VI Colóquio do Museu Pedagógico. 27 a 29 de novembro de 2006.

LAMBERT, E. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Linhas Críticas [online]. 2008, vol.14, n.26, pp.131-150. 

AMANDA APARECIDA PEREIRA

Discente do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Membro do Núcleo de Estudos em Queijos

LARISSA APARECIDA DE SOUZA

Discente do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Membro do Núcleo de Estudos em Queijos

LUÍSA SANTOS MACIEL

Discente do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Membro do Núcleo de Estudos em Queijos

SAMARA PRUDENTE ROCHA

Discente do curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. Membro do Núcleo de Estudos em Queijos

RAFAELA TEIXEIRA RODRIGUES DO VALE

Eng. de Alimentos (UFCG), Mestre e Doutora em C&TA (UFV-DTA), Profª coordenadora do Núcleo de Estudos em Queijos (NEQue) do IF Sudeste MG Rio Pomba.

TATIANE TEIXEIRA TAVARES

Bolsista de pesquisa nível I do Instituto de Laticínios Cândido Tostes - EPAMIG-ILCT.

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