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Da tela para a mesa: o impacto do Tik Tok no setor de alimentício

POR MARIA LUÍZA TERRA

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

HÁ UM DIA

3 MIN DE LEITURA

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O TikTok, uma febre mundial com mais de um bilhão de usuários ativos, está revolucionando nossos hábitos alimentares. A plataforma, uma das maiores redes sociais do planeta, está influenciando significativamente o setor de alimentos e bebidas.

Com um algoritmo que prioriza a descoberta e a interação, o TikTok criou um ambiente onde receitas caseiras e dicas culinárias se espalham rapidamente, influenciando as escolhas e até os hábitos alimentares de milhões de pessoas. Diferente do Instagram, que valoriza a estética perfeita, o TikTok celebra a autenticidade e a diversidade, permitindo que qualquer pessoa compartilhe suas experiências - inclusive as culinárias - e inspire outros. 

De acordo com o relatório The Future of Food & Drink: how TikTok is influencing the way we eat (em tradução livre, O Futuro da Alimentação e Bebidas: como o TikTok está influenciando a maneira como comemos), elaborado pela agência Verve, diversas mudanças culturais no consumo de alimentos e bebidas estão ocorrendo na plataforma.

O relatório revela que há uma oportunidade de aprender não apenas como as pessoas compram, mas quando e onde elas compram. Elas misturam varejistas (de baixo valor a alto valor). Elas não fazem simplesmente uma "grande compra" por semana. Segundo o relatório, houve uma aumento de 95% em artigos da mídia sobre "truques de supermercado" do TikTok ano após ano (Brandwatch, janeiro de 2022). 

Além disso, o relatório destaca mudança no comportamento dos consumidores: estamos nos afastando de alimentos autoconscientes e esteticamente selecionados, geralmente promovidos por influenciadores e celebridades, e migrando para um cenário onde ‘todos têm uma chance’. Cozinhar de maneira imperfeita virou uma forma de entretenimento, com o prazer superando a busca pela perfeição.

Essa nova abordagem não apenas promove uma relação mais positiva com a comida, mas também oferece oportunidades para marcas se alinharem aos novos valores dos consumidores. As marcas precisam estar atentas às novas dinâmicas de compra, preparo e consumo, pois a influência do TikTok vai além das vendas imediatas, moldando as expectativas e percepções sobre o prazer e a experiência alimentar. 

Impacto do TikTok no mercado lácteo

Um exemplo claro desse impacto no setor de lácteos é o “boom” nas vendas de queijo cottage nos Estados Unidos. O fenômeno pode parecer exagerado, mas é real: o TikTok impulsionou as vendas dessa categoria a níveis surpreendentes. Segundo a Circana, empresa de pesquisa de mercado sediada em Chicago, nos Estados Unidos, as vendas de queijo cottage cresceram expressivamente no período de 52 semanas encerrado em 25 de fevereiro de 2024.

As vendas em dólares de queijo cottage aumentaram 16% em comparação ao ano anterior, alcançando US$1,33 bilhão, enquanto as vendas em unidades cresceram 11%, totalizando 485 milhões. Marcas próprias de supermercados lideraram o crescimento, mais do que dobrando as vendas em relação aos concorrentes. Mas, além das marcas próprias, várias empresas obtiveram excelentes resultados em relação ao ano anterior. O maior destaque foi a empresa Good Culture, cujas vendas em dólares aumentaram 87%, chegando a US$104 milhões, acompanhada de um aumento de 57% nas vendas unitárias, chegando a 35 milhões.

 “O queijo cottage está registrando um forte crescimento tanto para as marcas quanto para as marcas próprias de supermercados, já que o TikTok elevou toda a categoria”, disse John Crawford, vice-presidente de Insights do Client Insights-Dairy da Circana.


Vendas de queijo cottage por marca
*Inclui marcas não listadas. Fonte: Geografia: Total US - Multi Outlet w/ C-Store (Grocery, Drug, Mass Market, Convenience, Military and Select Club & Dollar Retailers) Dados para as 52 semanas que terminaram em 2-25-24, cortesia do Circana OmniMarket Total Store View.

 

Além do queijo cottage, algumas subcategorias específicas mostraram força significativa. Um exemplo é o creme azedo, que teve um ano forte em geral. Suas vendas em dólares aumentaram 6% em relação ao ano anterior, chegando a US$1,76 bilhão.

O TikTok está redefinindo a maneira como nos relacionamos com a comida, criando tendências que vão além das redes sociais e impactam diretamente o mercado alimentício. Desde novas formas de consumo até o aumento nas vendas de produtos específicos, como o queijo cottage, a plataforma se tornou um verdadeiro impulsionador de mudanças culturais e comerciais no setor. 

E você, já foi influenciado por alguma receitinha que viu no TikTok? 

 

 

Referências

The Future of Food & Drink: how TikTok is influencing the way we eat

Dairy Foods: TikTok drives astronomical sales for cottage cheese

 

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