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53% das empresas de sorvete querem investir em marketing

INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 18/07/2024

2 MIN DE LEITURA

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A indústria brasileira de sorvetes pretende investir mais em marketing nos próximos cinco anos. Essa é uma das conclusões do estudo “O Sorvete quer Falar”, um panorama da indústria de sorvetes desenvolvido pela Fispal Sorvetes em parceria com a Abrasorvetes e Agagel.

De acordo com a pesquisa, aproximadamente 53% dos entrevistados consideram prioritários os investimentos em marketing nos próximos cinco anos. Esse índice é superior às preocupações com o aumento da eficiência na produção, a inovação ou os desafios logísticos

Crescimento do setor

"A expectativa para o setor em 2024 é de um crescimento de 5%. Estimamos que os investimentos da indústria nesse segmento, conforme indicam os respondentes da pesquisa, sejam de R$ 230 milhões. Considerando todo o setor, esse valor pode ultrapassar R$ 1 bilhão," explica Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.

As cifras referentes aos investimentos variam, mas a maior parte dos entrevistados (55,3%) prevê desembolsar até R$ 500 mil ao longo do ano. Uma parcela menos significativa (4,5%) planeja investir mais de R$ 5 milhões. Cerca de 10% dos entrevistados não pretende investir no negócio durante o ano, um número pequeno em relação ao total.

A pesquisa mostra que a indústria de sorvetes deve aumentar os investimentos nos próximos anos como forma de sustentar o crescimento.

Desafios enfrentados pela indústria

Assim como ocorre com diversos outros mercados, as empresas de sorvete enfrentam uma série de desafios peculiares quando o assunto é investir em marketing. Desde a sazonalidade, passando pelo custo dos insumos e pelas mudanças nas tendências de consumo, tudo é motivo de alerta para os gestores. Alguns dos desafios enfrentados pela indústria incluem:

  • Temporada e clima: a demanda por sorvete pode variar significativamente com as estações do ano e com as condições climáticas. Isso pode dificultar a previsão de vendas e a gestão de estoques em determinadas regiões.
  • Concorrência intensa: o mercado de sorvetes é altamente competitivo, com muitas marcas e variedades disponíveis para os consumidores. Isso exige que as empresas se diferenciem de maneira eficaz para atrair e manter clientes.
  • Sazonalidade: além das variações climáticas, existem picos de demanda sazonais, como no verão ou em feriados específicos. Isso pode exigir estratégias de marketing sazonais e adaptáveis.
  • Custo dos ingredientes: os preços dos ingredientes, especialmente de laticínios e de frutas, podem ser voláteis. Isso pode afetar os custos de produção e, consequentemente, as estratégias de precificação e promoção.
  • Tendências de consumo: com um aumento na conscientização sobre saúde e nutrição, os consumidores podem se mostrar mais preocupados com relação às calorias e ingredientes nos sorvetes. Isso pode impactar nas estratégias de marketing e na necessidade de diversificar o portfólio de produtos.
  • Inovação de produtos: para se destacar, as empresas de sorvete precisam constantemente inovar em sabores, embalagens e formatos de produto. Isso requer investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de estratégias de marketing para que os lançamentos sejam um sucesso.

Inovar pode ser entregar um produto completamente novo, de uma maneira ousada nunca antes vista, mas pode ser também dar um novo uso a algo ou descobrir maneiras de trazer um produto antigo com uma proposta nova. Inovação é sempre uma resposta a demandas de quem consome ou ainda é uma antecipação de necessidades ainda não mapeadas. É o caso do mercado de sorvetes.

Diversos ingredientes permitidos pela legislação podem ser utilizados em sua fabricação, o que impulsiona pesquisadores e fabricantes a desenvolver fórmulas inovadoras para atrair e surpreender os consumidores, atendendo aos anseios por produtos saborosos, saudáveis e funcionais.

 

 

As informações são do Money Report e Food Connection, adaptadas pela equipe MilkPoint.

 

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