ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Vacas Jersey: você sabe tudo sobre elas?

POR FERNANDA ANTUNES

CRUZADINHA

EM 30/08/2024

2 MIN DE LEITURA

0
8

A raça Jersey originou-se há mais de 200 anos na Ilha de Jersey, localizada ao sul do Canal da Mancha, na costa da França. Esta raça leiteira é uma das mais antigas, com registros de 1771 indicando que o gado Jersey já era considerado o principal produto da ilha. Atualmente, a raça Jersey é encontrada em pelo menos 82 países, evidenciando sua adaptabilidade a diversas condições climáticas e geográficas.

No Brasil, os primeiros exemplares da raça foram introduzidos em 1896, no Rio Grande do Sul, pelo Senhor Joaquim Francisco de Assis Brasil, que adquiriu animais do rebanho Windsor, pertencente à Rainha Vitória, da Inglaterra. Em 1930, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) oficializou a raça no país.

A raça Jersey está presente em todas as regiões do Brasil, produzindo leite de alta qualidade sob diferentes condições climáticas, geográficas e sistemas de manejo. A raça também é mais tolerante as altas temperaturas.

A Região Sul concentra cerca de 65% da população de Jersey, com destaque para os três estados da região. São Paulo e Minas Gerais representam 12% e 11%, respectivamente, da população total, enquanto os demais estados somam 12% do rebanho Jersey registrado no Brasil.

Características da raça

A raça Jersey é reconhecida pela uniformidade de suas características, sendo a que mais se aproxima do "tipo ideal leiteiro" entre todas as raças. De porte relativamente pequeno, com peso médio em torno de 410 kg, a Jersey é a raça que mais produz leite por unidade de peso corporal.

A pelagem dos animais varia do osco escuro ao baio claro, podendo apresentar malhas brancas. A cabeça é limpa, de comprimento moderado, com fronte ligeiramente côncava, olhos vivos e proeminentes, mucosas escuras (pigmentadas) e orelhas curtas. O úbere, bem formado e equilibrado, apresenta tetos bem posicionados, característica marcante da raça.

As vantagens da raça

As vacas Jersey são bastante conhecidas por sua docilidade. Demonstram boa adaptação a diferentes climas e relevo. O leite produzido por esta raça possui maior porcentagem de proteína, cálcio, gordura e sólidos, em comparação com outras raças. Especificamente, o leite Jersey contém 20% mais proteína e 15% mais cálcio.

Devido ao seu menor porte, as vacas Jersey tendem a apresentar menos problemas de pés e pernas, além de serem animais longevos. Em média, a vida produtiva das vacas Jersey é 18% mais longa do que a de outras raças leiteiras. Além disso, a raça apresenta maior eficiência reprodutiva em relação às Holandesas, destacando-se em características como intervalo entre partos, dias abertos, idade ao primeiro parto e número de bezerros por vida.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a raça, é hora de testar seus conhecimentos!

 

 

 

Fontes consultadas:

Embrapa

Jersey Brasil - Características raciais

Jersey Brasil - A raça Jersey

Jersey Brasil - Saiba mais sobre o rendimento do leite da vaca Jersey!

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures