ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A prevenção da claudicação começa nas novilhas

POR FERNANDA ANTUNES

CRUZADINHA

EM 13/09/2024

3 MIN DE LEITURA

0
9

Se estiver ocorrendo uma alta incidência de claudicação (dificuldade de locomoção) em vacas jovens no seu rebanho, é possível que este problema tenha origem durante a fase de crescimento da novilha, muito antes do esperado, de acordo com Nigel Cook, MRCVS, professor da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison.

Cook disse ao público no recente evento virtual Four-State Dairy Nutrition and Conferência de Gestão, que pelo menos duas das “cinco famosas” causas de claudicação – podridão do casco, dermatite digital (DD), úlceras de sola, lesões de linha branca e lesões nos dedos – podem ter suas origens no lote de novilhas.

As lesões podais nos bovinos, além de afetarem negativamente o bem-estar animal, geram inúmeras perdas ao sistema produtivo, seja ele de produção de leite ou carne. A dificuldade de locomoção impacta na ingestão de alimentos, na manifestação de comportamentos naturais (como o cio, por exemplo), nos índices reprodutivos e, consequentemente, na produtividade animal.

Problemas com verrugas no calcanhar

dermatite digital é a lesão podal mais comum em bovinos no mundo inteiro, acometendo animais de corte e de leite. Essa é uma lesão altamente relacionada com a falta de higiene ambiental, ou seja, ao acúmulo de matéria orgânica, como esterco e barro, em combinação com a umidade.

“A dermatite digital é uma condição altamente contagiosa e prolifera em alojamentos de free-stall, onde os pés dos animais são continuamente expostos à umidade e ao esterco”, disse Cook. Ele ainda destaca que já testemunhou rebanhos com até 30% de suas novilhas parindo com as lesões DD.

Essas lesões, vermelho-escuras, no calcanhar e no espaço interdigital são extremamente dolorosas e podem preparar as vacas para uma vida inteira de lesões crônicas e difíceis de resolver, levando a estresse constante, mobilidade reduzida e menor potencial de produção.

Cook compartilhou dados mostrando que cerca de metade (45,6%) das novilhas que tiveram um evento de DD antes do parto sofreram lesões novamente em suas primeiras lactações. A incidência na primeira lactação subiu para cerca de 67% para novilhas que tiveram mais de um episódio de DD antes do parto. Em contraste, apenas cerca de 14% das novilhas sem lesões tiveram um evento de DD na primeira lactação.  

Cook recomendou monitorar ativamente tanto novilhas quanto vacas para evidências de lesões de DD, e tratá-las imediatamente com soluções tópicas que recentemente mudaram de antibióticos para compostos de cobre e ácido salicílico. Ele também recomendou banhos de pés com os mesmos tratamentos começando na categoria de novilha, particularmente em rebanhos nos quais as novilhas estão se recuperando com lesões. 

Um ambiente seco e superfícies naturais de apoio durante o desenvolvimento da novilha diminuirão o potencial de DD se estabelecer no início da vida. Cook também viu resultados positivos na prevenção de DD ao suplementar dietas de novilhas e vacas com minerais orgânicos, particularmente zinco.

As lesões nos dedos começam cedo

O outro desafio significativo para a saúde dos pés em novilhas é o surgimento preocupante de lesões nos dedos, associadas a uma grave malformação do casco. Essa condição é o resultado do desgaste e crescimento desequilibrados dos cascos dianteiros e traseiros, o que faz com que a garra externa não suporte mais peso e a garra interna carregue todo o peso do animal, resultando em solas finas e úlceras nos dedos. 

Muitas das diretrizes de alojamento recomendadas para fornecer ambientes ideais para vacas são diferentes para novilhas. Areia reciclada, embora seja uma excelente fonte de cama para vacas, parece ser uma culpada no desenvolvimento das lesões nos dedos em novilhas. A alimentação em sistema de canzil também faz com que as novilhas empurrem as patas dianteiras e causem alterações esqueléticas anormais. As recomendações de alojamento de novilhas de incluem:

  • Crie novilhas em grupos com camas sempre que possível, pelo menos até a idade reprodutiva.
  • Quando forem utilizados estábulos livres, use cama funda com cama orgânica em vez de areia; evite areia reciclada em particular.
  • Utilize alimentadores de barra inclinada para novilhas; limite a exposição ao canzil apenas para procedimentos de reprodução e veterinários.
  • Melhore o design do piso para novilhas reduzindo a largura das ranhuras para limitar o deslizamento, mas não causar desgaste da sola.
  • Forneça pelo menos acesso parcial a áreas de alimentação e/ou pastagem ao ar livre com superfícies naturais.

“Não vemos problemas de lesões de dedos em novilhas criadas em pastagens ou em lotes secos”, afirmou Cook. “Proporcionar o ambiente certo no início da vida ajudará a prevenir doenças nos cascos e problemas mecânicos que podem prejudicar as vacas ao longo de suas vidas.”

 

Agora é a hora de testar seus conhecimentos sobre o assunto!

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

 

 

As informações são de Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures