ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dicas para saber se suas vacas estão estressadas pelo calor

POR MARIA LUÍZA TERRA

CRUZADINHA

EM 06/09/2024

2 MIN DE LEITURA

0
6

O estresse térmico por calor em vacas leiteiras ocorre quando a taxa de ganho de calor supera a perda, fazendo com que o animal saia da sua zona de conforto térmico. 

Esse tipo de estresse é um dos principais fatores de perda econômica nas fazendas, especialmente em regiões mais quentes. Ele desencadeia uma série de respostas fisiológicas e comportamentais nas vacas, que reduzem sua eficiência produtiva e resultam em prejuízos financeiros.

Entre as principais respostas das vacas ao estresse térmico, destacam-se:

  • Aumento da taxa de respiração: para dissipar o calor corporal, as vacas aumentam a respiração, transferindo o calor interno para o ambiente. Se as vacas estão ofegantes, significa que estão gastando muita energia tentando se refrescar.
     
  • Aumento da temperatura retal: a temperatura corporal das vacas pode aumentar significativamente em situações de estresse térmico. Um termômetro retal pode ajudar a confirmar essa suspeita.
     
  • Problemas reprodutivos: o estresse pelo calor reduz a duração e a intensidade dos sinais de cio da vaca, dificultando a detecção de cio. Paralelamente, a eficácia da inseminação artificial é reduzida.
     
  • Mudanças comportamentais: vacas estressadas pelo calor tendem a ficar mais tempo em pé, ruminam menos, comem menos e ajustam seu comportamento alimentar, concentrando a ingestão de alimentos durante a noite, quando as temperaturas são mais amenas.
     
  • Redução na produção de leite: com o aumento do gasto energético para resfriar seus corpos e a diminuição da ingestão de matéria seca, a produção de leite pode sofrer um impacto significativo, especialmente se o período de estresse térmico se prolongar por várias semanas.

Para mitigar o estresse térmico nas vacas, algumas estratégias eficazes incluem:

  • Manter bebedouros limpos e fornecer água fresca em abundância.
     
  • Oferecer o trato nos horários mais frescos do dia, evitando as horas de maior incidência solar.
     
  • Utilizar técnicas de resfriamento, como o uso de ventiladores, principalmente em sistemas confinados. A instalação de ventilador na sala de ordenha também é interessante, buscando minimizar ao máximo o estresse por calor no momento da ordenha. A combinação do uso de ventiladores junto aos mecanismos de resfriamentos com a aplicação de água sobre os animais para promover a evaporação e o resfriamento do corpo (aspersão, banhos, nebulizadores), otimizam a redução da temperatura corporal dos animais.  

O estresse térmico é um desafio significativo para a produção de leite, impactando negativamente a saúde, o bem-estar e a produtividade das vacas leiteiras. A combinação de diferentes práticas de manejo, junto ao monitoramento das condições climáticas e do estado fisiológico dos animais, é auxiliam a otimizar a produção e o bem-estar das vacas. 

 

 

Conhecimento em dia, hora da cruzadinha! Vamos nessa?

 

 

Para saber mais sobre o estresse térmico em vacas, confira também:

Gostou da cruzadinha? Temos outras aqui no MilkPoint! Clique aqui para conferir. Se jogue nessa diversão de conhecimentos!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures