MilkPoint Inteligência

Palestras sobre Mercado de Leite e Derivados

Nossa equipe acumula mais de 20 anos de experiência no mercado de leite e derivados, no Brasil e no mundo, seja analisando e projetando as principais variáveis de mercado ou gerenciando diretamente operações de compra de leite e abastecimento de fábricas, em grandes empresas do setor.

Diretores

Marcelo Pereira de Carvalho

Engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ/USP em 1992, com mestrado em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP em 1998. MBA Executivo Internacional pela FIA – Fundação Instituto de Administração em 2005.

É sócio-fundador e diretor-executivo da AgriPoint, que opera os sites MilkPoint e CaféPoint, sendo coordenador do MilkPoint, principal portal do setor lácteo, vencedor do Troféu Agroleite por 14 edições....

A rede AgriPoint possui mais de 300.000 pessoas cadastradas, de mais de 55 países; já treinou mais de 30.000 pessoas pela sua plataforma EducaPoint e realizou mais de 40 grandes eventos do setor leiteiro, como o Latin America Dairy Congress e diversas edições do Interleite Brasil., além de ser a responsável pela revista Leite Integral, ganhadora das últimas 2 edições do Troféu Agroleite.

Tem participado como palestrante de diversos eventos nacionais e internacionais, falando sobre perspectivas do mercado brasileiro e internacional, marketing de lácteos e tendências de consumo.

Ler currículo completo

Valter Bertini Galan

Engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ/USP em 1995, com mestrado em Administração pela FEA/USP em 2000.

Trabalhou como Gerente, para a América do Sul, da área de Milk Sourcing da Nestlé/DPAM durante 8 anos, tendo grande experiência na operação de compras de leite e na inteligência de empresas do setor e mais de 20 anos de experiência no mercado lácteo. Participou do desenvolvimento do novo modelo de originação de leite da Nestlé a partir da finalização do processo de granelização da coleta de leite no ano 2000, tendo sido responsável pelo desenvolvimento e implementação de novas ferramentas de fidelização dos fornecedores de leite (Clube de Compras de Insumos e Serviços, Projeto NATA de assistência técnica a produtores, etc.) além da nova sistemática de precificação do leite fresco (implementação de novos sistemas de pagamento por qualidade, composição, volume, distância).

Também atuou na Pepsico e no Grupo Tereos, sempre na área de Procurement e desenvolvimento de ferramentas de relacionamento das indústrias juntos aos seus fornecedores de matérias-primas agrícolas.

Responsável pelo serviço de inteligência de mercado lácteo MilkPoint Mercado, monitorando periodicamente as principais variáveis de oferta e demanda deste mercado no Brasil e no mundo. Tem realizado palestras sobre mercado e tendências da cadeia láctea em diferentes regiões brasileiras.

Ler currículo completo

Apresentações

Já realizamos mais de 250 palestras no Brasil e em diferentes países do mundo (clique aqui para acessar a lista das palestras realizadas mais recentemente), para fundos de investimento, laticínios, empresas de insumos para a produção de leite e para a indústria,
órgãos de representação de classe, terceiro setor e a convite das principais entidades de representação do setor no mundo (como, por exemplo, o IDF – International Dairy Federation).

Esta expertise permite-nos tratar de diferentes aspectos da cadeia leiteira no Brasil e no mundo, entre eles:

Conjuntura do mercado lácteo no Brasil e no mundo: mapeamento das principais variáveis de oferta e demanda de leite e derivados, análises de preços e remuneração dos diferentes agentes ao longo da cadeia láctea e tendências futuras de curto e médio prazos;

Cenários futuros e projeções de mercado (produção/oferta, preços, demanda): construção de cenários futuros de oferta e demanda de leite e derivados (no mercado brasileiro e no mercado internacional) e projeções de curvas de produção, crescimento de mercado e preços ao longo da cadeia láctea;

Tendências e Estratégias de relacionamento entre os agentes da cadeia láctea: histórico das relações contratuais entre produtores e indústrias (fornecedores de insumos para a produção de leite e laticínios), análise atual do perfil destas relações, variáveis valorizadas no presente e no futuro pelos principais agentes, projeção das relações contratuais que deverão prevalecer no mercado e subsídios conceituais para a migração até estas novas formas de relacionamento;

Estratégia de gestão de sourcing e custos de compra de leite na indústria láctea: análise estratégica sobre os principais itens de

custo da matéria-prima leite fresco, tendências de mercado sobre cada um destes itens e estratégias para maximização do valor na cadeia de abastecimento de indústrias processadoras de leite;

Inovação em lácteos: a inovação como processo estratégico; os diferentes tipos de inovação; o que tem sido feito no mundo e no Brasil; desafios e oportunidades;

Globalização na indústria láctea: tendências para o consumo global; movimentação dos players globais (panorama das M&A no setor lácteo); as oportunidades e riscos no Brasil; o papel do Brasil no mercado internacional; as mudanças na produção mundial: players se movimentam; o panorama nos EUA, China, Europa e Nova Zelândia;

Tendências para o mercado consumidor e oportunidades para os lácteos: diferentes estratégias empresariais para o setor lácteo; como sair do mercado de commodities?; drivers de consumo no século XXI;

Análise crítica da indústria láctea brasileira: mudanças ocorrendo no campo; competitividade da indústria; organização e representatividade da indústria; ameaças existentes (regulamentação, concorrência internacional, qualidade); oportunidades para o setor; competitividade internacional;

Lista de algumas palestras recentes de maior destaque

• Mercado de leite e fidelidade entre indústria e produtores de leite: bases conceituais para adaptação ao mercado de leite brasileiro, Evento Danone – Poupança Leite, 07 de outubro/2015, Poços de Caldas/MG. Download em PDF »

• Brazil: in the balance between domestic and export market. World Dairy Summit, International Dairy Federation, 22 de setembro/15, Vilnius, Lithuania. Download em PDF »

• An overview of the Brazilian dairy industry: recent growth, future trends, challenges and opportunities. July 13, 2015, Orlando, FL – American Dairy Science Association.

• Raio-X do mercado de leite brasileiro.08 de julho/2015, palestra para Fundo de investmentos, São Paulo/SP.

• Tendências para o mercado internacional de lácteos. Foro INALE 2015 Tendencias y desafíos de la lechería mundial. 4 de junho/2015, Montevidéu, Uruguai. Download em PDF »

• Tendências para o mercado de leite no Brasil, 09 de fevereiro/15, Reunião interna da SIG Combibloc, São Paulo/SP.

• Panorama do Mercado de Lácteos – reunião da Comissão do Leite da Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios/OCB, Brasilia/DF, dezembro de 2014. Download em PDF »

• Trends for the Brazilian dairy market and production, reunião de planejamento estratégico da MSD Saúde Animal para a América Latina, 14 de outubro/14, New York, NY.

• Tendências para o mercado de leite no Brasil e no mundo, reunião de planejamento estratégico dos Laticínios Scala, 07 de outubro/14, Sacramento/MG.

• Brazil: challenges and opportunities, Global Dairy Congress, Istambul, Turquia, 17 de junho/14, Istambul, Turquia.

• El sector lácteo y sus perspectivas a nivel global. Cambios y tendencias en la producción, el consumo y la inversión que realizan las principales industrias del mundo – 24 de abril/14 - Evento em Florida, Uruguay.

• What will be the role of Brazil in the next years? – DeLaval top farmers meeting – 9 de abril/14, Punta del Este, Uruguay. Download em PDF »

• “Global Market Trends – Dairy” – Zoetis – reunião de diretoria para alinhamento de estratégia de negócios bovinos na América Latina, São Paulo, abril de 2014.

• Tendências para o mercado de lácteos – Reunião de Planejamento Anual – Conselho de Administração – Laticínios Tirolez – 19 de agosto/2013, São Paulo/SP.

Outras abordagens e temas podem ser preparados e apresentados, em função de necessidades específicas.

MilkPoint Mercado é a plataforma de acompanhamento de mercado da divisão de inteligência de mercado. Analisa mais de 50 variáveis mensalmente, permitindo o mais completo acompanhamento do mercado de lácteos brasileiro, através de palestras em vídeo, textos, notícias relevantes e gráficos, mapas e tabelas.

Quase metade do leite inspecionado brasileiro assina o serviço. Clique aqui para conhecer

Contato




Fone: 19 3432-2199

E-mail: inteligencia@milkpoint.com.br

Rua Tiradentes 848, décimo segundo andar

Piracicaba-SP - 13400-760 | Brasil